Prestação de cuidados de saúde e apoio social
Esta Unidade de Saúde presta cuidados clínicos de reabilitação e apoio psicossocial por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável.
Com esta oferta de serviços, prevê-se a recuperação global da pessoa, promovendo a sua funcionalidade e autonomia em situação de dependência, através da reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados pretende diferenciar-se na prestação de cuidados clínicos, de reabilitação física e psicossocial a pessoas com patologias específicas e em situação de dependência, logo o seu espaço físico encontra-se adaptado às necessidades de uma mobilidade, locomoção e funcionalidade no sentido de uma maior autonomia e bem-estar dos seus utentes. Desta forma, apresenta-se sem barreiras arquitetónicas, permitindo uma circulação facilitada, assim como com espaços adaptados e com equipamentos técnicos específicos, garantindo a satisfação das necessidades e conforto dos utentes.
É nosso compromisso fundamental com cada um dos nossos clientes, garantir a liberdade de decisão, a protecção física e psicológica, a manutenção da qualidade de vida e o reforço da relação com os entes mais próximos.
A RNCCI é constituída por um conjunto de instituições, públicas ou públicas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência, tanto na sua casa como em instalações próprias.
A Santa Casa da Misericórdia de Seia integra a RNCCI na tipologia da Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR).
O tempo de internamento é de 90 dias consecutivos.
Para beneficiar dos Cuidados da UMDR, os utentes podem ser propostos de duas formas:
São critérios de referenciação situações que, na sequência de doença aguda ou agravamento de doença crónica, impliquem perda de funcionalidade, careçam de continuidade de cuidados de saúde, reabilitação funcional e apoio social pela sua complexidade ou duração, não possam ser assegurados no domicílio e que requeiram:
Os custos referentes aos cuidados de saúde são pagos pelo Serviço Nacional de Saúde (Ministério da Saúde) ou por outros Subsistemas de Saúde. O utente só paga os custos referentes ao apoio social, podendo uma parte dessa despesa ser comparticipada pela Segurança Social.
Neste caso, o valor a pagar vai depender dos rendimentos do agregado familiar, que é calculado pela equipa de Coordenação Local. A parte comparticipada pela Segurança Social é transferida diretamente para a instituição onde está internado.
As visitas são diárias e têm lugar no seguinte horário:
O cuidador Principal, responsável pelo internamento do utente, familiares, amigos e/ou outras pessoas, desde que consentidas pelo utente e/ou cuidador principal.
Por razões de segurança e controle de infeção, só é permitida a entrada de 3 pessoas em simultâneo, as quais devem ser identificadas na receção.
A alta do internamento do utente é determinada pela Equipa Multidisciplinar.
Política de Privacidade | Nº de Registo: E118842
Fique a par de todas as notícias, eventos, projetos e programas que promovemos, em primeira mão.