Voluntariado

Os princípios do voluntariado assentam na solidariedade, participação, cooperação, complementaridade, gratuitidade, responsabilidade, respeito e realização individual.

O Voluntariado é, para a instituição, uma oportunidade de melhorar o dia-a-dia dos utentes com quem trabalha, sejam eles crianças, idosos, doentes em reabilitação, utentes de espaços de cariz religioso e/ou cultural, ou ainda as famílias mais carenciadas do concelho. É um instrumento de participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de atividade, oferecendo a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais coesa e mais solidária.
“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.”
Madre Teresa de Calcutá
“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.”
Madre Teresa de Calcutá

Perguntas Frequentes

A Santa Casa da Misericórdia de Seia pretende criar Grupos de Voluntários constituído por pessoas que estão dispostas a dar de si, regendo-se por princípios católicos e de espírito ecuménico e que desenvolvam atividades de intervenção social, que de alguma forma acrescentem valor às atividades e serviços já desenvolvidos pelos profissionais, nos diversos projetos e respostas sociais.

Os voluntários serão integrados no trabalho desenvolvido pelas várias equipas de profissionais, como elementos de valor acrescentado, contribuindo assim para os objetivos da instituição.

Preenchendo o formulário de proposta de admissão de voluntariado. Somos gratos pela sua disponibilidade.

As necessidades da Instituição variam de acordo com a valência e/ou serviço e a população a que cada atividade se destina, necessidades essas de são transformadas em oportunidades de voluntariado.

A Santa Casa da Misericórdia de Seia, é constituída pelas valências de Creche e Jardim de Infância, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).

Incluindo também vários serviços como Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Loja Social, Programa de Ajuda Alimentar e a área do Património Religioso e Cultural.

Creche e Jardim de Infância

As oportunidades de voluntariado na Creche passam por proporcionar momentos de lazer, brincadeira e de descontração às crianças de berçário e das salas de creche. No Jardim de Infância passam por proporcionar algumas atividades de entretenimento e de socialização nos períodos “não letivos” que contribuam para o desenvolvimento do seu espírito de iniciativa, integração, autonomia e poder de decisão. Poderão ser proporcionadas atividades que estimulem o gosto pela música e atividades que levem ao gosto pela leitura e estimulem a imaginação e a criatividade.

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)

As oportunidades de voluntariado na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) passam pela realização de algumas das tarefas relacionadas com o tratamento de roupas, tarefas relacionadas com os nossos espaços exteriores, nomeadamente os jardins, podendo ser o tratamento dos mesmos ou o desenvolvimento de atividades benéficas para os utentes ligadas ao campo e à natureza.

São ainda oportunidades de voluntariado na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) atividades relacionadas com o entretenimento dos utentes, atividades ao ar livre ou atividades de entretenimento dentro das instalações que os ocupe nos períodos onde não são realizadas atividades planeadas com os diferentes terapeutas e animadores. Ainda constitui uma oportunidade de voluntariado nesta valência os cuidados de imagem dos utentes.

Unidade de Cuidados Continuados Integrados

As oportunidades de voluntariado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), passam por garantir períodos de atividade entre as atividades que são desenvolvidas no âmbito do programa de reabilitação, sendo importante que se executem atividades sócio educativas, tais como pintar, ler um livro, jogar, recortar, ouvir música, acompanhar em pequenas caminhadas ou apenas manter uma simples conversa por algum tempo.

Loja Social

As oportunidades de voluntariado na Loja Social passam por efetuar todo o processo de organização da Loja, desde a receção dos artigos doados, a sua triagem, tratamento e disponibilização em loja como também o atendimento durante o seu período de abertura ao público para a distribuição às pessoas e famílias e venda ao publico em geral.

Programas de Ajuda Alimentar

No Programas de Ajuda Alimentar, são distribuídos cabazes alimentares a várias famílias, havendo o trabalho de constituição dos cabazes, incluído a receção dos géneros alimentares e o seu devido acondicionamento, assim como a colaboração na entrega dos mesmos constitui uma oportunidade de voluntariado.

Património Religioso e Cultural

Na área do Património Religioso e Cultural as oportunidades de voluntariado na área passam por dinamizar o envolvimento da sociedade civil na causa do património, aproximar os espaços museológicos e patrimoniais à comunidade onde estão inseridos, valorizar o contributo individual de cada voluntário, promovendo ações de formação e proporcionando atividades enriquecedoras que permitam o desenvolvimento e a melhoria dos espaços de Memória e Sociedade.

No recrutamento de voluntários não se pretende apenas preencher vagas para determinada função, mas, encontrar indivíduos que se sintam motivados para o desempenho desta função.

Os voluntários a recrutar devem ter idade igual ou superior a 16 anos, com aptidão para apoiar e complementar, de forma devidamente enquadrada, o trabalho dos profissionais de cada uma das valências, defendendo e reconhecendo o direito do utente em situação de dependência/vulnerabilidade, à plena cidadania, à igualdade de oportunidades e à participação ativa no seu processo de aprendizagem, reabilitação ou manutenção da sua qualidade de vida proporcionando-lhe momentos de acompanhamento, lazer, atividades lúdicas e de bem-estar, contribuindo para o apoio na estimulação física, social e cognitiva.

Sim. Com a formação pretende-se dar aos voluntários as aptidões para executarem as funções a que se propõem, devendo fornecer informações e ferramentas para um desempenho bem-sucedido, assim como desenvolver capacidades e gerar atitudes e comportamentos adequados à relação com os utentes, os colaboradores, a instituição e a sua Missão.

MISERICÓRDIA DE SEIA © 2022 – By TRIPLO