A Cantina Social constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, que tem como objetivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da confeção e distribuição de refeições, que são entregues ao domicílio.
É um serviço de fornecimento de refeições já confecionadas para consumo no domicílio a custo reduzido ou a custo zero.
Pessoas e/ou famílias que se encontrem numa situação de carência económica e que não reúnam condições para integrar o Pograma de Ajuda Alimentar a Pessoas Carenciadas, por exemplo não saber cozinhar, não reunir condições de habitabilidades, fogão, congelador, frigorífico…
As condições de admissão são as seguintes:
Sim, é necessária inscrição dos potenciais beneficiários para posteriormente proceder avaliação da situação socioeconómica pela equipa competente.
Através do preenchimento da ficha de Pré-Sinalização ou dirigindo-se aos Serviços Administrativos Centrais da Santa Casa da Misericórdia de Seia.
Com o preenchimento da ficha de Pré-Sinalização far-se-á a abertura do processo, será contactado para marcação de atendimento e acompanhamento social personalizado. A candidatura será analisada, e posteriormente será informado(a) da decisão.
Sim, documentos de identificação e todos os documentos que comprovem a situação de carência (vencimento/despesas mensais).
Sim, pela Segurança Social, Câmara Municipal de Seia e Equipa de Rendimento Social de Inserção.