1. Desenvolvimento cognitivo
A criança começa a usar símbolos e a entender a relação causa-consequência.
Desenvolve também a capacidade de classificar pessoas, objetos ou acontecimentos em categorias.
Desenvolve ainda relações de empatia e, apesar de ainda não possuir um pensamento lógico, tem noção de unidades e números.
2. Desenvolvimento motor
A criança sofre uma evolução em relação à motricidade.
Consegue subir escadas sem ajuda e saltar a uma distância entre 35 a 60 cm. (3 anos)
Tem um maior controlo nos atos de arrancar, parar e girar. Tem capacidade para saltar a uma distância de 60 a 80 cm. (4 anos)
Controla os atos de arrancar, parar e girar, e consegue correr e saltar a uma distância de 70-90 cm. (5 anos)
Nesta fase há uma melhoria das habilidades motoras a nível do desenho, começando com formas irregulares e evoluindo para uma maior precisão das formas.
3. Desenvolvimento da linguagem
Espera-se que a criança desenvolva o seu vocabulário e melhore significativamente a forma como se exprime.
4. Desenvolvimento psicossocial
Desenvolve-se a identidade da criança.
É também nesta altura que, idealmente, deve ser trabalhada a autoestima, de forma a contribuir para a gestão das emoções da criança, para além de a estimular a explorar o desconhecido e a juntar fatores que já conhece.