Descubra a história da Misericórdia de Seia
Uma visita contemplativa ao acervo patrimonial local tem como ponto de partida a Igreja da Misericórdia, datada do século XVIII, e a Casa do Despacho. Nestes edifícios adjacentes, pontificam dezenas de obras de arte sacra, com destaque para o retábulo escultórico “Enterro do Senhor” (século XVI). A demanda pelo Centro Histórico de Seia não ficará completa sem uma visita ao conjunto arquitetónico da Capela do Senhor do Calvário, ao Paço da Via-Sacra e à Capela de São Pedro (monumento nacional).
A Igreja foi construída em 1773-1774 (finais do século XVIII), mas a existência de uma lápide tumular de 1581 indica que existiu outro templo no mesmo espaço.
Os elementos de maior destaque no interior da Igreja são o altar principal, que possui a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, e dois altares laterais, um com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e outro com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Nas paredes da Igreja, estão expostas as telas do pintor senense Lucas Marrão, que representam cenas da Paixão de Cristo e, numa das paredes laterais, encontra-se um nicho com o retábulo escultórico representativo da “Deposição de Cristo no Túmulo”.
Adjacentes à Igreja, encontram-se a Torre Sineira e a Casa do Despacho.
Este espaço era originalmente dedicado à realização das sessões do Provedor e mesários. Funcionalmente, dá acesso ao coro dos mesários.
Atualmente, alberga a área de exposições do Espaço Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Seia, composta por uma sala dedicada à história da Misericórdia de Seia, uma sala com as doações ao Museu e obras do pintor senense Tavares Correia. Conta, igualmente, com uma sala dedicada à realização de exposições temporárias.
A capela foi construída no século XVI, altura em que os Irmãos da Misericórdia começaram a organizar a Procissão dos Passos do Senhor e necessitavam de um templo que promovesse o evento.
Destaca-se, no seu interior, o altar único com as figuras de Nossa Senhora e São João, que surgem em representação do Calvário.
Este monumento histórico caracteriza-se pelo estilo barroco, como é possível verificar através dos elementos apresentados na sua arquitetura e ornamentos.
A cobertura, formada por gamela de talha dourada e composta por friso e acantos, constitui a sanca, florão central e as molduras de quatro painéis.
A parede de cabeceira possui um retábulo de talha dourada, formado por nicho de cantaria, onde se insere o painel de pintura sobre tábua, representado por Nossa Senhora e São João, contornado por uma moldura de talha decorada com motivos vegetalistas.
O elemento encontra-se rasgado no muro de uma casa residencial, construído em cantaria de granito, protegido por portão metálico, sendo uma paragem simbólica de representação da Via-Sacra.
É composto por nicho flanqueado por pilastras e remate de cornija, encimada por falso frontão triangular, rematado por cruz latina sobre o plinto, onde estaria uma representação da estação sob a forma de pintura mural ou azulejo.